top of page

Cultura 

 Highlands

 

As Highlands, ou Terras Altas, ocupam cerca de metade do território escocês, toda a parte norte e noroeste do país.

A região montanhosa e cheia de lagos é onde fica o Lago Ness, aquele do monstro, e onde vários filmes e séries populares foram filmados, como Highlander e Outlander. 

A história de resistência dos ingleses é muito associada a essa região do país, que, antigamente, era uma área de difícil acesso.

Hoje as Highlands são um dos prinicipais destinos turísticos de quem visita o país. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

scottish-highlands

O traje típico dos habitantes das Highlands 

saia.jpg

O traje típico  é considerado um símbolo da identidade nacional escocesa há bastante tempo.

Tanto que, depois da batalha de Culloden (1746), o governo da Grã-Bretanha proibiu o uso do traje no dia-a-dia , ficou limitado a uso oficial.

E foi o uso do traje pelos regimentos escoceses do Exército Britânico que fez com que a imagem do homem escocês ganhasse o mundo.

Tartan

Tartan.jpg

O tartan é um tecido de listras verticais e horizontais que se cruzam sobre um fundo de outra cor.

Embora esse padrão de tecido já existisse há muito tempo e em outros lugares, a partir do século XVI (16). A ideia de que cada tipo de tartan representa um clã.

Kilt

kilt.jpg

Começou a ser usado nas Highlands há muito tempo atrás e, inicialmente, era semelhante  com uma toga romana.

Depois, no século XVI, entrou em uso algo chamado “kilt grande”, que era um pedaço de tartan enrolado na cintura. A parte que sobrava era amarrada em cima do ombro.

O kilt no modelo conhecido hoje, na altura dos joelhos e sem a parte superior, é do século XVIII.

Gaita de Foles

gaita de foles.jpg

A gaita de foles é instrumento musical considerado um dos símbolos da Escócia, existe há milhares de anos. Na história do antigo Egito já aparece uma, feita com pele de cachorro e tubos feitos de ossos.

Quando chegou á Escócia foi um mistério, mas existia duas possibilidades consideradas mais plausíveis.

Uma, é que  teria vindo do Império Romano, quando as legiões romanas tentaram ocupar a Escócia. A outra, é que  teria vindo da Irlanda.

Independentemente de onde  tenha vindo,  foi adaptada pelos habitantes das Highlands, que lhe deram a forma que ela tem hoje. O instrumento passou a ser usado por eles tanto na paz quanto na guerra, substituindo o tradicional trompete.

O traje típico escocês e a família real britânica

O traje típico escocês e a família real

A partir de 1822, quando o rei George IV visitou a Escócia, a monarquia passou a incorporar as tradições escocesas na cultura britânica.

A Rainha Vitória, que governou o Império Britânico de 1837 a 1901, gostava tanto do país que comprou uma casa de campo por lá, para onde ia com a família todos os verões.

Usar tartan em padrões criados pelos estilistas mais famosos do mundo virou tradição na família real.

Uísque escocês

O uísque é produzido na Escócia há pelo menos 500 anos: o primeiro registro escrito sobre a bebida é de 1494.

Foi na época em que os mosteiros multiplicavam-se pelo país.

Na falta de uvas para produzir vinhos, os monges produziam sua bebida a partir de uma mistura fermentada de grãos de cereais. Esse destilado passou a ser chamado de uísque, que vem do idioma celta e significa “água da vida”.

Umas das características da bebida é que  precisa ser envelhecida em barris de madeira (geralmente carvalho).

O que é especial sobre o uísque escocês é que  geralmente é produzido a partir de cevada maltada – o malte.

Da Escócia, o produto espalhou-se para o mundo, e hoje é produzido em outros lugares.

Para ser considerado uísque escocês não basta ser produzido na Escócia: é preciso ter envelhecido pelo menos três anos no país.

5 Tipos de uísque

  • Single Malt: só a partir de cevada maltada, tendo passado por um único processo de destilação.

  • Blended Malt: combinação do produto de dois ou mais processos de destilação (ou seja, duas ou mais bebidas), que foram misturados para produzir um novo sabor. A palavra malt significa que todos essas bebidas foram feitas a partir de cevada maltada.

  • Single Grain: a partir de dois ou mais grãos, mas tendo passado por um único processo de destilação (os grãos foram transformados em uma única bebida)

  • Blended Grain: combinação do produto de dois ou mais processos de destilação (ou seja, duas ou mais bebidas), que foram misturados para produzir um novo sabor. Mas, nesse caso, elas eram de uma mistura de grãos (e não de cevada maltada como no Blended Malt)

  • Blended: single malt (cevada maltada, um único processo de destilação) misturado com Single Grain (outros grãos, um único processo de destilação).

bottom of page